segunda-feira, 22 de abril de 2013

Namoro cristão (parte 2)


Se perdeu a primeira parte, veja aqui: Primeira parte


O que é o namoro? Para que serve?
O namoro é um relacionamento que foi inventado no seculo XX. Antigamente os casamentos eram organizados pelos pais. Em alguns países,  dependendo da cultura, a pessoa envolvida, mesmo hoje em dia,  ainda não tem poder para escolher o futuro marido ou esposa. Mas não são dessas pessoas que vamos falar. Vamos falar de nossa cultura ocidental, onde tanto homens quanto mulheres são livres para começar relacionamentos por vontade própria.
O namoro é um relacionamento inicial, um tempo para conhecer alguém, com intenções de encontrar um companheiro para a vida toda. Apesar disso, não vá falando de casamento logo de cara. Isso pode assustar a outra pessoa. Mesmo assim, é importante que você saiba o que essa pessoa espera de um namoro, assim como você ser sincero sobre isso com ela também. Honestidade é fundamental. Se um quer um namoro sério e o outro só quer "se divertir", esse relacionamento não vai sair do papel.

A Bíblia não menciona a palavra namoro, porque isso não existia naquela época. E quanto a nós que queremos ser bons cristãos? O que devemos fazer? 
A Palavra de Deus nos guia em todas as áreas de nossas vidas, e por isso, encontramos dicas sobre como devemos agir quando queremos encontrar alguém também.  Mesmo que não haja ordens diretas sobre o namoro, a Bíblia nos dá direções sobre como deve ser a vida moral de qualquer cristão, em qualquer situação. Dessa maneira, mesmo sem mencionar namoro, a Bíblia é o manual de nossas vidas em todas as áreas, inclusive nos relacionamentos.

Como é o namoro atualmente (no mundo)?


a- Um homem ou a mulher se conhecem;
b- Não tem supervisão de ninguém de igreja ou de família;
c- Pode terminar em casamento ou não. Namoro pode ser só diversão.

Como é o namoro do cristão?
a- Começa (talvez) com o homem pedindo permissão para a família da namorada;
b- Está debaixo da autoridade dos líderes da igreja;
c- Tem o casamento como objetivo direto (ou um desejo para que isso aconteça em breve).

Existem muitas diferenças entre o namoro que é comum hoje em dia e o que Deus espera do cristão:
a- o namoro do mundo é test drive. Você experimenta enquanto der vontade. Ele em geral não incentiva você a casar, mas a brincar o máximo de tempo que puder. 
O namoro cristão é com objetivo de encontrar alguém. Desde o primeiro namorado ou namorada, você quer encontrar alguém que dê certo. Você não quer algo temporário! Você quer que dure!

b- namoro moderno: o casal passa o maior tempo possível sozinho. As vezes acabam perdendo muitos amigos assim.
Namoro cristão: o casal é encorajado a estar com outras pessoas, em grupos e outros casais também.

c- namoro do mundo: o namoro tem que suprir todas as suas necessidades e desejos. Se não suprir, você "arranja" um relacionamento melhor. É uma visão egoísta. Sempre focado em satisfazer você e usar as pessoas para isso.
Namoro cristão: O amor não é egoísta. Além disso, seu relacionamento tem que fazer bem para a vida espiritual de vocês dois e não o oposto.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.  Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
1 Coríntios 13:4-5

d- O namoro do mundo diz que você deve ter relações sexuais com seu companheiro e se entregar totalmente. Além disso, você escolhe quem você quiser para namorar e não deve prestar contas a ninguém.
O namoro cristão diz que você não deve ter relações sexuais, afinal sexo é para o casamento. QUALQUER relação sexual fora do casamento esta errada de acordo com a palavra de Deus. Além disso, não importa o quanto você ame alguém, Deus tem que estar em primeiro lugar. Assim como em tudo na sua vida, o espiritual é importante, e na escolha do companheiro também!

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gênesis 2:24

 A diferença nessa área entre o mundo e o que Deus nos ordena é muito grande:
Relacionamento do mundo: quero encontrar alguém que sirva pra mim. Intimidade primeiro, depois compromisso. Test drive de casamento. Finja que é casado, se der certo, case, senão desista.
Relacionamento cristão: Compromisso primeiro, intimidade depois. Fazer um compromisso diante de Deus e depois seremos casados. Antes disso, não é.
Quero SER a pessoa certa para servir as necessidades do meu companheiro. Muito mais do que ficar vendo que qualidades quero que a outra pessoa tenha, tenho que pensar em como ser um companheiro melhor para a outra pessoa.

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela.
Efésios 5:25
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:25

Continua... Parte 3