segunda-feira, 20 de maio de 2013

Namoro cristão (parte 6): sexo, tentação e dúvidas


Partes anteriores: parte 1, parte 2, parte 3,Parte 4, Parte 5.
Muitas pessoas tem alguém para compartilhar seus dias. Sendo no início de um relacionamento como namorados ou algo já mais maduro caminhando para o casamento.
Mas não é porque você encontrou alguém para você, que a vida fica mais fácil. Na verdade, a tendência é ficar um pouco mais difícil. Assim como um trabalhador quando é promovido e vira gerente: tem um salário melhor, uma posição de mais prestígio, mas também mais responsabilidades. Quando se tem um relacionamento é igual: é uma bênção, mas também uma responsabilidade maior!
Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 
1 Timóteo 4:12

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;  use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito. 
Tito 2:7-8
Mesmo sendo jovem, você tem que ser exemplar.

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. 
Salmos 119:9

O cristão que quer ter um relacionamento santo, precisa ler a palavra de Deus. Só assim ele conhecerá mais de Deus e terá uma vida de santidade. Parte da santidade que deve haver em um relacionamento pré-matrimonial é a abstinência, afinal de contas, vocês ainda não são um, então devem se tratar com todo o amor e respeito, mas não como duas pessoas casadas. No mundo atualmente, as pessoas "se juntam" e se der certo, casam (ou não). Se não der, separam. O relacionamento cristão deve ser MUITO diferente, afinal nosso padrão de comportamento não vem do mundo (que está morto no maligno, de acordo com a Bíblia) mas de Deus, através de sua Palavra.

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido.  A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.  Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. 
1 Coríntios 7:3-5
O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. 
Hebreus 13:4

e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? 
Mateus 19:5

Sexo é para o casamento. Qualquer relação sexual fora do casamento está errada e é pecado.

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. 
João 14:15

É mais importante obedecer a Deus que aos homens. Obedeça a Deus e cumpra seus mandamentos. Mais do que a sua própria vontade.

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei.  Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".  O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei. 
Romanos 13:8-10
Amor é cumprimento da lei. Mas volte o amor para o próximo. O amor não pode ser egoísta, mas voltado para o bem da outra pessoa. Quando você está num relacionamento firmado em Deus (e é assim que tem que ser), a outra pessoa é o alvo do seu amor e do seu cuidado, mais do que você.

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.  Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". 
Gênesis 1:27-28

A ordem de Deus é para que fôssemos férteis e nos multipliquemos. O sexo faz parte da vida humana, não é pecado e é natural sentirmos essa vontade, porque faz parte de nossa natureza de "Multiplicação".
Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".
Gênesis 1:27-28

Como você é linda! Como você me agrada! Ó amor, com suas delícias!  Seu porte é como o da palmeira, e os seus seios como cachos de frutos.  Eu disse: Subirei à palmeira; eu me apossarei dos seus frutos. Sejam os seus seios como os cachos da videira, o aroma da sua respiração como maçãs,  e a sua boca como o melhor vinho... vinho que flui suavemente para o meu amado, escorrendo suavemente sobre os lábios de quem já vai adormecendo.  Eu pertenço ao meu amado, e ele me deseja. 
Cânticos 7:6-10

A relação sexual não é pecado. Mas é parte de um casamento. Para que o homem e a mulher fossem um e se multiplicassem e começassem uma família. E que parte bela da vida isso é. Mas o casamento, assim como o namoro deve ser um relacionamento santo. No casamento, fidelidade. Antes do casamento? Castidade.

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.  Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, 
1 Tessalonicenses 4:3-4

"Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 
1 Coríntios 6:13

Deus criou o sexo para o casamento. É claro que por querer praticar sexo a hora que quiser, as pessoas tentam arranjar desculpas para praticar ou dizer que não há nada de errado. De acordo com a Palavra de Deus, tem algo errado sim!

mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa, e cada mulher o seu próprio marido.  O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. 
1 Coríntios 7:2-3

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. 
Hebreus 13:4

--> Perguntas e dúvidas comuns:

-E se já é tarde demais? E se eu já errei?

"Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.  Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés. 
Atos 13:38-39

Essa resposta pode até parecer fácil demais, mas quando nos arrependemos e queremos mudar de vida, temos que nos entregar nas mãos de Deus verdadeiramente. Deus não é enganado por palavras bonitas. Mas Deus é cheio de misericórdia e perdão. 

- Quanto tempo devo namorar antes de casar?
Não importa quanto tempo você namore alguém, só depois de casado que você vai conhecer realmente a pessoa. Até porque o namoro é meio artificial: você faz coisas que não faria, se esforça para passar uma imagem melhor. Mas é só depois de casado que você convive, dia a dia com a outra pessoa.
Isso não significa que você deve casar com a primeira mulher ou homem crente que aparecer. Mas deve saber que tipo de pessoa você quer ao seu lado de acordo com a Bíblia e a vontade de Deus. Que tipo de pessoa você deve ser também.
O mundo prega que “se prender” a alguém é fechar a porta, perder oportunidades e deixar de se divertir. MENTIRA diabólica! Encontrar alguém é uma bênção!

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. 
Provérbios 18:22

 - Como vencer o desejo?
Muitos acham que o pecado só começa na atitude pecaminosa. Não é verdade. Se você quer exterminar o mal, tem que cortar pela raiz.

Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 
Mateus 5:28
-Não se aproveite de seu companheiro. Algumas pessoas usam o namorado para se satisfazer. Não manipule as pessoas. Você não é um consumidor, mas um servo!

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.  Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,  não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus. 
1 Tessalonicenses 4:3-5

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;  idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções  e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Gálatas 5:19-21

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2:22

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 
1 Coríntios 10:13

-Comporte-se como quem está a luz do dia. Fazemos certas coisas erradas porque “ninguém está nos vendo”. Na verdade sempre estamos debaixo do olhar de Deus. Lembre-se disso.

Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Romanos 13:13

Precisamos da ajuda de Deus. Se Jesus é seu Senhor, sua vida é dele. Ele vai te ajudar a enfrentar as tentações. Também é muito importante ver o que você está se cercando. O que você está vendo, ouvindo, falando e deixando entrar na sua vida?
Lembre-se: se corpo é santo. 

"Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. [...] Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!  Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne".  Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.  Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.  Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?  Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. 
1 Coríntios 6:12,15-20

Se você vê que fazer certo tipo de coisa te deixa muito exposto a tentação, evite fazer esse tipo de coisa. Às vezes, evitar certos tipos de coisas deixa sua vida muito mais simples. 
Um dia eu percebi que gostar muito de futebol me fazia mal, porque eu me envolvia em brigas e me desentendia com pessoas que eu amava, só por defender um time que não era o dele. Eu era palmeirense quando era mais jovem. Depois de começar a namorar uma corintiana eu percebi: futebol já estava me fazendo perder amigos. O que vai fazer com o meu relacionamento? Foi então que eu deixei o futebol de lado. É um exemplo besta? Talvez. Mas essa decisão pequena mudou minha vida para melhor de tantas maneira. 
As vezes, deixar algumas coisas de lado na sua vida parecem uma perda. Mas não são.
Se tem certas coisas te levam a cometer erros, evite fazer essas coisas. Em outras palavras, se você é diabético, não entre com Willy Wonka na fantástica fábrica de Chocolate!!!

---------------
Quer viver sua vida? Viva la vida loca? Ok... mas você vai prestar contas de TUDO o que você fizer diante de Deus.

Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude! Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento. 
Eclesiastes 11.9

Você é livre para escolher como viver. Mas viva debaixo da lei de Deus. Deus tem o melhor para sua vida. Com Deus, tudo fica melhor, tudo faz sentido. Deus quer que você viva uma vida de amor. Amor ao próximo e não a si próprio.

Toda a lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo".  Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.  Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.  Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.  Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. 
Gálatas 5:14-18